Ena Grimaldi

Eu sempre pratiquei esportes… Natação, basquete, karatê, vôlei, futebol… O que fiquei mais tempo foi o futebol society que até hoje eu participo de alguns grupos que se encontram pra jogar, por pura diversão.  Outro exercício que sempre gostei e pratico de vez em quando é a pedalada… Consegui pedalar 65 km, mas não conseguia correr 2 km… Correr era um esforço enorme pra mim.

 

Em 2016, quando iniciou o Team Phenomenal Brasil eu achei o máximo e pensei como eu gostaria de participar e fazer ainda mais pela causa que abracei que é difundir a Hipertensão Pulmonar. Além disso, a corrida seria um desafio pessoal e representar um paciente, seria o maior incentivo. Correr, superar os meus limites com a foto de um paciente, doar meu fôlego pela causa, ficou na minha cabeça e eu não parei de pensar como seria maravilhoso. Início desse ano (2018), a minha irmã que nunca foi tão ligada aos esportes como eu, começou a correr e completar 5 km com o objetivo de deixar de fumar… Eu fiquei tão feliz por ela está conseguindo e decidi parar de temer e tentar correr. Fiz a inscrição no Team Phenomenal e desde então estou treinando assiduamente e muito feliz por está conseguindo.

Dia 30/09, participei da minha primeira corrida oficial completando 10 km… Nossa! Eu consegui 10 km… Nem nos treinos eu tinha chegado tão longe. Sem dúvidas, isso só foi possível por causa da força que senti quando coloquei aquela foto da paciente na minha camisa, a lembrança da minha grande amiga Stefany Lima que faleceu em 2013 devido a HP e a energia que os demais integrantes do time passam para todos ao seu redor.
Receber os sorrisos dos pacientes no final da corrida é um sentimento indescritível. Independente das distâncias que eu vou conseguir alcançar… Eu já sinto muita gratidão por poder fazer parte desse time e agregar ações para a nossa luta que chamar atenção da sociedade a respeito da Hipertensão Pulmonar e também, levar um pouco de felicidade e esperança para os pacientes.
Farei o que for possível para contribuir com a missão desse projeto que tanto admiro.